CERTIFICAÇÕES
PARCEIROS

Informação de Pagamento

1+17 de US$ 118

Cartão de Crédito ou Boleto

ENSINO RELIGIOSO

Pós-Graduação em Ensino Religioso é concebida como uma disciplina que contribui para a formação do ser humano, e, sobretudo, para o seu estado de realização integral. Nossa proposta é a de repensar o conceito de Ensino Religioso, sua prática pedagógica, sua definição de conteúdos, sua natureza e metodologia, para adequarmos o ensino ao universo escolar, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais e de forma a despertar nas futuras gerações uma visão crítica sobre o fenômeno religioso. O curso busca favorecer o conhecimento do campo religioso por meio das Ciências da Religião, proporcionando aprofundamento e atualização nos níveis teórico e metodológico. Refletir sobre o lugar e função da educação para a religiosidade como componente do currículo das escolas, instância de construção crítica, recriação e transmissão dos saberes organizados historicamente. Estimular a reflexão sobre o papel do educador para a religiosidade, resgatando a importância social e a dimensão transformadora da sua ação, superando a crise da modernidade, que se manifesta na fragilidade dos valores, na fragmentação e na ausência de sentido na vida. O Especialista em Ensino Religioso Escolar está qualificado para atuar como professor de Ensino Religioso tanto na rede pública como privada.

Objetivo

O curso de especialização de Ensino Religioso busca ampliar a reflexão de conceitos e práticas fundamentais para a área, o que inclui o enfrentamento dos desafios presentes no cotidiano das organizações. Em sendo, o curso busca favorecer o conhecimento do campo religioso por meio das Ciências da Religião, proporcionando aprofundamento e atualização nos níveis teórico e metodológico. Busca, também, refletir sobre o lugar e função da educação para a religiosidade como componente do currículo das escolas, instância de construção crítica, recriação e transmissão dos saberes organizados historicamente. 

Mercado de trabalho

O papel deste profissional vai muito além da atuação junto a instituições de ensino e religiosas. Pode se dedicar ainda à pesquisa e atuação social no Brasil ou exterior. Pode atuar também nas instituições de ensino públicas e privadas; nas instituições voltadas para especialização e aprimoramento de profissionais da área de educação religiosa; no planejamento e administração pública do ensino. O profissional da área de Docência em Ensino Religioso, pode trabalhar fazendo pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influência que a religião exerce sobre determinado grupo social.

Duração do curso

O curso deve ser feito no mínimo em 6 meses e no máximo em 24 meses, a depender da dedicação e da gestão do tempo de estudo do aluno.

Composição do material didático

Material escrito em PDF e Videoaulas.

Metodologia

Os cursos de pós-graduação são 100% online, podendo ser feito em qualquer tempo e em qualquer lugar. A participação é acompanhada por tutores qualificados para suporte e avaliação do desenvolvimento pedagógico, além de sanarem dúvidas dos alunos através de Chats e e-mails. Todos os matéria didáticos (livros, videoaulas e atividades) serão disponibilizados através da plataforma multidisciplinar de ensino – Portal do Aluno.

Publico-alvo

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar nestas áreas. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão da educação religiosa em sala de aula. 

 

Certificação

O Certificado de Conclusão deste curso de pós-graduação Lato Sensu, poderá ser expedido pela pela UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES, devidamente autorizada através da Portaria de Credenciamento EaD junto ao Ministério da Educação (MEC) n° 918, de 15/08/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 16/08/2017, ou pela ​FACULDADE EDUCAMAIS, devidamente autorizada pela Portaria MEC Nº 1.247/2008, de 14/10/2008, e credenciada para oferta de cursos a distância pela Portaria MEC Nº 1.168/2018, de 09/11/2018. Ambas as instituições atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007, tendo os certificados garantia de validade em todo o território nacional.